A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0587Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos, Desenvolvimento Infantil, Criança Hospitalizada, Terapia OcupacionalResumo
Este artigo buscou investigar o brinquedo permanente como estímulo constante ao desenvolvimento global de crianças internadas em uma Unidade Intermediária de um hospital de média e alta complexidade, a partir da visão dos profissionais de saúde que atuam na unidade. A pesquisa foi realizada em um instituto nacional referência no atendimento da criança e do adolescente, localizado no Estado do Rio de Janeiro. O campo escolhido nesse instituto se deu pela sua complexidade, por atender a uma clientela com um perfil diferenciado de internação pediátrica, com a maior parte das crianças cronicamente adoecidas e dependentes de tecnologia, o que a diferencia de outras unidades intensivas pediátricas.Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, composta por observação participante da rotina de crianças internadas em uma Unidade Intermediária (UI), com idade cronológica de zero a dois anos, e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde que atuavam no atendimento aos pacientes da unidade. Os achados possibilitaram discutir a importância do brinquedo permanente como recurso primordial ao desenvolvimento global durante a hospitalização infantil, contribuindo para uma possível ressignificação do modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.