Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

O periódico prevê procedimentos éticos em todo o seu processo de editoria, da submissão, avaliação à publicação, não sendo admissíveis desvios de conduta acadêmica, quer seja da Equipe Editorial ou de seus autores.

Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional se apoia nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA]. todos os autores, editores, editores de seção e revisores devem conhecer e seguir estas orientações em todas as etapas do processo de publicação.

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial.

Estudos envolvendo experimentos com seres humanos ou animais deverão ser aprovados por um Comitê Institucional de Ética em Pesquisa.

Ensaios clínicos deverão apresentar cadastro no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos - REBEC.

Todos os casos que envolverem suspeitas de má conduta deverão ser investigados pelo periódico, a fim de que todas as dúvidas sejam dirimidas. Nessa direção, há o compromisso com a publicação de correções, esclarecimentos, retratações, assim como notas de preocupação, se necessário.

Os autores, ao submeterem textos para avaliação, devem sempre atentar para:

  •  Observar os critérios de atribuição de autoria, incluindo somente pesquisadores envolvidos no estudo e não incluindo como coautores nomes que não tenham participado do trabalho;
  •  Citar e dar a referência correta de todos os dados e de interpretações de dados de outras publicações;
  •  Reportar qualquer conflito de interesse de todos os autores;
  •  Informar todas as fontes de financiamento;
  •  Submeter para avaliação somente textos inéditos, que não tenham sido apresentados a outras publicações, garantido a fidedignidade e autenticidades dos dados;
  •  Realizar retratações ou correções de erros, quando necessário.

Os revisores, ao receberem um convite para avaliação de qualquer texto, deverão se comprometer a:

  •  Recusar o convite caso existam quaisquer conflitos de interesse;
  •  Realizar a avaliação eles próprios, observando o mais completo rigor;
  •  Aceitar convites somente quando estejam capazes de realizar a avaliação dentro do prazo estipulado ou contatar o editor para verificar a possibilidade de ampliação de prazo;
  •  Informar sobre uma possível referência relevante publicada e que não foi citada no texto;
  •  Manter sigilo absoluto sobre os textos revisados, não discuti-los com colegas e nem usar informações em seu benefício, até a publicação do artigo.

Os editores devem sempre:

  •  Zelar pela garantia de uma avaliação por pares, parametrizada pela isenção e imparcialidade conformadas academicamente;
  •  Garantir o anonimato de revisores frente aos autores, exceto para artigos disponibilizados em servidores preprint;
  •  Avaliar e investigar todos os casos e suspeitas de má conduta e falta de atitude ética;
  •  Impedir que interesses financeiros possam comprometer os padrões éticos da publicação;
  •  Zelar para que não haja plágio e para que não ocorra a publicação de dados e resultados fraudulentos.

Os casos que demandarem retratação, o periódico adotará as políticas da SciELO presentes no Guia de Boas Práticas Para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica, no Guia Para o Registro, Marcação e Publicação de Errata e também no Guia Para o Registro, Marcação e Publicação de Retratação.