Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação/Influence of the Microsoft Kinect games on the motor and functional performance of a child with developmental coordination disorder
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1630Palavras-chave:
Coordenação Motora, Realidade Virtual, Transtornos das Habilidades MotorasResumo
Introdução: Boa coordenação motora é essencial para que crianças sejam capazes de desempenhar diversas atividades cotidianas na escola, em casa e em outros ambientes sociais. Algumas crianças, no entanto, apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) o que dificulta tais atividades. Abordagens de realidade virtual (RV) vêm sendo utilizadas em diversos contextos da reabilitação, com destaque para o uso de jogos baseados no movimento. Objetivo: Investigar a influência do uso de jogos do Microsoft Kinect sobre o desempenho motor e funcional de uma criança de 8 anos, com TDC, com treinamento individual. Método: Antes e após o treino, a coordenação motora, o condicionamento físico, o equilíbrio e o desempenho funcional nas atividades selecionadas foram avaliados com uso do Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (DCDQ-Brasil), do Movement Assessment Battery for Children -2ª edição (MABC-2), do Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e do teste de caminhada de 2 minutos. Resultados: A criança obteve ganho clinicamente significativo nos resultados da COPM, aumento na pontuação nos itens relacionados à habilidades motora grossa no DCDQ-Brasil, bem como melhora no condicionamento físico durante a intervenção, que não foram mantidos na fase pós-intervenção, sugerindo que jogos do Microsoft Kinect devem ser melhor explorados como estratégia terapêutica para crianças com TDC. Conclusão: As limitações do estudo de caso são discutidas com vistas a subsidiar estudos futuros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.