Histórias da terapia ocupacional na América Latina: a primeira década de criação dos programas de formação profissional/ Histories of occupational therapy in Latin America: the first decade of creation of the education programs
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1631Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional/História, Terapia Ocupacional/América LatinaResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar os processos históricos que permitiram e impulsionaram a criação da terapia ocupacional na América Latina. Para a identificação dos colaboradores, foram elencados os países que são membros da Confederação Latino-americana de Terapia Ocupacional (Clato), tendo sido contatados seus representantes nessa organização, os quais foram convidados à colaboração, de maneira a ser possível um levantamento inicial de documentos e sujeitos envolvidos com tais processos nos diferentes países. Em relação à reunião e organização de dados, foi realizado um recorte histórico dos primeiros dez anos desde que se identificou o início do primeiro programa de formação em terapia ocupacional na América Latina, a saber, entre os anos de 1956 a 1966. Os países cujos programas foram criados nessas décadas foram: Brasil, México, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia. Como parte dos resultados, foi possível identificar que as histórias da terapia ocupacional e a criação de programas de formação na América Latina passam, dentre outros fatores, pelos antecedentes relacionados às epidemias de poliomielite e à história do cuidado no âmbito do adoecimento psíquico, além da presença dos movimentos de cooperação internacional, da hierarquização das carreiras profissionais e dos processos de subordinação do gênero feminino, no que se refere à inserção das mulheres no mercado de trabalho.
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