Acompanhamento longitudinal das alterações no transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças pré-escolares/ Longitudinal study changes in coordination development disorder in preschool children
DOI:
https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO2108Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil, Destreza Motora, Transtornos Motores, Pré-escolarResumo
Objetivo: Acompanhar, ao longo de 24 meses, as alterações entre o diagnóstico de Desenvolvimento Motor Típico (DM) e o provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC) em pré-escolares. Método: Foram elaborados dois designs de coleta: 1) Design longitudinal de 12 meses (Long-1), constituído por 201 crianças, com idade inicial média de 3,6±0,5 anos; 2) Design longitudinal de 24 meses (Long-2), composto por 27 crianças, com idade inicial média de 3,6±0,1 anos. Como instrumento de avaliação, foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children 2 (MABC-2). Os dados foram analisados usando os testes Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk, Wilcoxon e Friedman, adotando p<0,05. Resultados: Os resultados do DM no Long-1 revelaram alta prevalência do pTDC de 24,4% na avaliação inicial e 19,4% após 12 meses. No DM, observou-se aumento na destreza manual e diminuição na habilidade de lançar e receber após 12 meses. Nas tarefas de destreza manual, as meninas foram superiores aos meninos após 12 meses, sendo os meninos superiores na tarefa de lançar e receber nas duas avaliações. Os resultados do DM no Long-2 evidenciaram prevalência de 18,5% de pTDC na primeira avaliação, de 7,4% após 12 meses e 22,2% após 24 meses. Ocorreu aumento do escore na destreza manual ao longo dos 24 meses, no entanto, ocorreu declínio nas tarefas de equilíbrio entre as 3 avaliações. Conclusão: O desenvolvimento motor típico e o provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação não apresentaram constância e consistência entre as avaliações motoras ao longo de 24 meses, demonstrando oscilação na classificação de provável transtorno de desenvolvimento da coordenação e/ou do desenvolvimento motor típico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.