Editorial
Resumo
É com muito carinho que apresentamos os artigos desta edição que contou com o valioso trabalho dos profissionais da Terapia Ocupacional.
Os artigos que compõe este número expressam a diversidade dos assuntos sob investigação na área de terapia ocupacional e o compromisso e competência dos pesquisadores envolvidos. Inicia-se com o trabalho que investiga as características do desenvolvimento de irmãos de crianças com necessidades especiais contribuindo para o aprendizado de ações de saúde e educação no âmbito da terapia ocupacional. Segue- se o trabalho que aborda uma reflexão social baseada em uma minuciosa pesquisa sobre o papel do sistema judiciário e o perfil de crianças e adolescentes que apresentam situações infracionais, este estudo visa avaliar e discutir a implementação de mudanças de atitudes nas concepções que envolvem a educação, saúde e assistência social de crianças e adolescentes. Na sequência apresentamos o ensaio sobre a atuação do terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva avaliando as necessidades dos usuários, habilidades físicas e cognitivas, cujo objetivo é demonstrar como o terapeuta ocupacional pode ser um agente de inclusão escolar e mediador entre a família, a clínica e a sociedade. Vem a seguir o estudo de caso sobre o desenvolvimento e a integração sensorial de portadoras de autismo infantil, esta pesquisa revela que através de estimulação frente a um tapete sensorial ocorre uma organização do processo neurológico destas crianças. Outro estudo de caso relata um processo de formação em estágio de saúde mental muito interessante do ponto de vista da formação profissional e prática pedagógica. E finalmente, apresentamos dois resumos de dissertações de mestrado que demonstram a capacitação e a busca de novos caminhos do conhecimento da terapia ocupacional.
Agradecemos a todos(as) que de alguma forma tornaram possível esta publicação e parabenizamos aos autores e autoras pela dedicação e esforços empreendidos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.