Proposta formativa para profissionais da educação infantil: contribuições da terapia ocupacional validadas pela técnica Delphi
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO250132741Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Continuada, Terapia Ocupacional, MetodologiaResumo
Atualmente, identificam-se importantes lacunas nas pesquisas em terapia ocupacional que enfoquem as diversas concepções e objetivos da educação infantil brasileira. O objetivo desta pesquisa foi apresentar o processo de validação de oficinas formativas voltadas para trabalhadoras da educação infantil, por meio do consenso de especialistas. Sete oficinas elaboradas participativamente deram origem ao quadro formativo e tais informações foram apresentadas detalhadamente aos especialistas em duas rodadas, conforme a técnica Delphi. Foram convidados 29 doutores experts em educação infantil, sendo que seis deles aceitaram participar, com formação em filosofia e letras, pedagogia e terapia ocupacional. Foi feita análise descritiva das respostas, a partir da média dos resultados encontrados. As oficinas alcançaram a 95%-100% de concordância. Foram sugeridos alguns enriquecimentos temáticos, como: o cotidiano escolar e pré-escolar; neoliberalismo e educação infantil; infâncias e suas múltiplas determinações; o espontaneísmo do brincar na educação infantil; cultura infantil e currículo. Os especialistas também sugeriram dinâmicas e bibliografias para as oficinas. O consenso denota consistência teórico-metodológica multidisciplinar, o que aumenta a complexidade da abordagem e as chances de generalização para além dos interesses locais da instituição que sediou esta experiência. O quadro contém temas-chave, focados nas problemáticas atuais da educação infantil, o que o torna passível de utilização por terapeutas ocupacionais em outros contextos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 The Authors

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.