Explorando teorias, modelos e estruturas profissionais para construções orientadas para a justiça: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR27953638Palavras-chave:
Justiça Social, Ética Profissional, ColonialismoResumo
Introdução:O papel da marginalização sistémica no impacto negativo na saúde e no bemestar dos indivíduos e das populações está bem estabelecido. Embora a profissão tenha começado a abordar o impacto do colonialismo em contextos clínicos e educacionais, estes tópicos estão menos representados nas teorias, modelos e enquadramentos subjacentes que orientam a investigação, a prática e a educação. Objetivo: Identificar e analisar artigos de periódicos revisados por pares sobre teorias, modelos e estruturas profissionais que descrevem construtos orientados para a justiça. Método: Pesquisamos artigos de periódicos publicados entre 1971 e 2021 indexados em PubMed/Medline, EMBASE, Scopus, PsycInfo, CINAHL e Web of Science. Usamos o Levac et al. metodologia e seguiumos a extensão Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses para extensão Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e a JBI Scoping Review Network. Os artigos incluídos apresentavam teorias, modelos e estruturas que descreviam construções orientadas para a justiça. Resultados: Quarenta e cinco artigos publicados de 1987 a 2021 preencheram os critérios de inclusão. Estes incluíram 19 modelos, 19 estruturas, cinco teorias e dois paradigmas. A maioria dos artigos teve origem no Canadá, nos Estados Unidos e na Austrália nos últimos 20 anos. Os construtos mais comumente descritos foram inclusão, cultura e justiça ocupacional. Conclusão: Esta revisão de escopo fornece uma visão geral das publicações que descrevem teorias, modelos e estruturas na literatura de terapia ocupacional que incluem construtos orientados para a justiça. Embora os construtos orientados para a justiça tenham sido o tema central em 35 artigos, o contexto não estava explicitamente ligado à atividade profissional. Apenas sete artigos discutiram a pesquisa, o que revela uma grande preocupação considerando o seu papel fundacional na profissão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.