Papel parental no desempenho ocupacional de estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO399538823%20

Palavras-chave:

Atividades Cotidianas, Gênero, Pais, Estudantes, Feminismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a experiência de gênero nos papéis ocupacionais assumidos por estudantes universitários e sua implicação no desempenho acadêmico na cidade de Puerto Montt, Chile. A partir de uma perspectiva feminista, utilizando uma abordagem fenomenológica qualitativa e estudo de caso múltiplo, entrevistamos três mães e três pais estudantes universitários. Evidenciamos que o senso de eficácia afeta o desempenho ocupacional universitário das estudantes, que atribuem a maternidade como um papel internalizado e prioritário, afetando o equilíbrio de suas ocupações e o acesso à espaços de lazer ou tempo livre. Aproveitar as ocupações é realizado pelas estudantes mulheres na companhia de seus filhos, enquanto seus colegas masculinos relatam suas atividades recreativas individualmente e em um contexto diferente de seu papel como pais. O estudo de caso, embora limitado, apresenta importantes desafios qualitativos em relação aos protocolos para manter o bem-estar acadêmico de mães e pais universitários que residem em territórios insulares geograficamente dispersos no país.

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Poblete-Godoy, D., Almonacid, P., Álvarez, B., Rivera, M., & Santana, R. (2024). Papel parental no desempenho ocupacional de estudantes universitários. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32, e3882. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO399538823

Edição

Seção

Artigo Original