Papel parental no desempenho ocupacional de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO399538823%20Palavras-chave:
Atividades Cotidianas, Gênero, Pais, Estudantes, FeminismoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a experiência de gênero nos papéis ocupacionais assumidos por estudantes universitários e sua implicação no desempenho acadêmico na cidade de Puerto Montt, Chile. A partir de uma perspectiva feminista, utilizando uma abordagem fenomenológica qualitativa e estudo de caso múltiplo, entrevistamos três mães e três pais estudantes universitários. Evidenciamos que o senso de eficácia afeta o desempenho ocupacional universitário das estudantes, que atribuem a maternidade como um papel internalizado e prioritário, afetando o equilíbrio de suas ocupações e o acesso à espaços de lazer ou tempo livre. Aproveitar as ocupações é realizado pelas estudantes mulheres na companhia de seus filhos, enquanto seus colegas masculinos relatam suas atividades recreativas individualmente e em um contexto diferente de seu papel como pais. O estudo de caso, embora limitado, apresenta importantes desafios qualitativos em relação aos protocolos para manter o bem-estar acadêmico de mães e pais universitários que residem em territórios insulares geograficamente dispersos no país.
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