Uma investigação narrativa de estudantes de pós-graduação em saúde: apresentação do modelo de potencial ocupacional e possíveis “eus”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO405039542

Palavras-chave:

Atividades Cotidianas, Pesquisa, Terapia Ocupacional, Dislexia, Educação, Estudantes

Resumo

Introdução: O potencial ocupacional e os “eus” possíveis de estudantes com dislexia não são bem compreendidos. Objetivo: Esta pesquisa explorou as narrativas de estudantes de pós-graduação em saúde com dislexia para esclarecer as experiências vividas temporalmente pelos participantes em relação às barreiras e facilitadores do potencial ocupacional e dos “eus” possíveis. Esta pesquisa apresenta o Modelo de Potencial Ocupacional e de “Eus” Possíveis. Método: Narrativas temporais foram coletadas por meio de 24 entrevistas semiestruturadas com nove participantes. Os dados de cinco participantes são apresentados aqui como um ato construído e duas cenas de uma peça, utilizando investigação narrativa, análise temática e etnografia performática. Resultados: Os temas foram organizados no Ato Um: “Ambientes Congruentes e Incongruentes, Potencial Ocupacional e ‘Eus’ Possíveis”. Este ato é dividido em duas cenas que exploram as experiências de diagnóstico e suas implicações na educação e no potencial: Cena Um, “Diria se não fosse!” e Cena Dois, “Acho que você tem um problema”. Juntos, o ato e as cenas fornecem insights sobre as complexas experiências do diagnóstico, as terminologias utilizadas e os impactos na identidade, no potencial e nas possibilidades futuras. Conclusão: As descobertas indicam a natureza interconectada e interdependente do potencial ocupacional e dos “eus” possíveis. Essas descobertas levaram à construção de um modelo que encapsula o processo de alcançar os “eus” possíveis desejados por meio de um ciclo transitório de realização do potencial ocupacional. Esse modelo pode ser uma ferramenta útil na terapia ocupacional e na educação.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Murphy, A. (2025). Uma investigação narrativa de estudantes de pós-graduação em saúde: apresentação do modelo de potencial ocupacional e possíveis “eus”. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 33(spe1), e3954. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO405039542

Edição

Seção

Artigo Original