A entrevista como método de pesquisa com pessoas em situação de rua: questões de campo / Interview with homeless peoples a method of research:issues of fieldwork
Resumo
A partir do campo de duas pesquisas de Doutorado, uma realizada na França e outra no Brasil, junto a pessoas em situação de rua, discute-se a utilização de entrevistas como método de pesquisa em campo. As autoras ocupavam, na ocasião, a posição de pesquisadoras e também de trabalhadoras de serviços de atendimento à população. A metodologia utilizada articula a observação participante, a participação observante e a realização de entrevistas aprofundadas. As reflexões aqui apresentadas centram-se na discussão da aplicação de entrevistas semidiretivas, com o objetivo de apreender a opinião daqueles sujeitos sobre os serviços dos quais são usuários. Com a análise sobre a recusa à entrevista, sua aceitação ou situações intermediárias, aponta-se que a entrevista pode ser um método efetivo para se aproximar do ponto de vista dessa população. Entretanto, os dados de campo mostraram que se apresenta mais efetiva para conhecimento acerca do universo da rua do que, efetivamente, sobre o conteúdo proveniente dos discursos dos entrevistados. Destacam-se a dupla posição das pesquisadoras, bem como as negociações implícitas e explícitas entre entrevistadores e entrevistados, ocorridas no decorrer do processo.
http://dx.doi.org/10.4322/cto.2011.002
do processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.