Contribuições e desafios do ensino entre pares em estudantes de terapia ocupacional na realização de um projeto de intervenção socioeducativa

Autores

  • Cristian Mauricio Valderrama Núñez Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad de Las Américas, Sede Concepción, Chacabuco 539, Concepción, Chile. https://orcid.org/0000-0002-2526-8033
  • Jenny Elizabeth Avendaño Cartes Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0009-0008-0290-5467
  • Bianca Solange Puntareli Vicencio Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0002-2207-5762
  • Roxanna Paola Zolezzi Gorziglia Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0001-8932-4594
  • Macarena Valesca Quilabrán Meneses Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago de Chile, Chile. https://orcid.org/0000-0002-4799-1142

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO287637353

Palavras-chave:

Aprendizagem por Associação de Pares, Mentores, Professores, Estudantes

Resumo

Introdução: A versatilidade da tutoria entre pares é um atributo que permite que esta estratégia de ensino-aprendizagem seja utilizada para responder a diferentes necessidades dos estudantes universitários, no entanto, existe ainda uma lacuna de conhecimento relativa aos seus contributos quando combinada com outras metodologias de ensino. Objetivo: Analisar as contribuições e desafios da tutoria entre pares quando utilizada como metodologia de apoio à aprendizagem no âmbito de um projeto de intervenção socioeducativa para a redução do estigma público face a pessoas com diagnóstico psiquiátrico. Metodologia: Metodologia qualitativa produzindo dados através de um questionário online respondido por 80 estudantes, seis tutores e seis professores participantes na experiência. Os dados foram submetidos a uma análise de conteúdo temática. Resultados: Emergiram três temas centrais: 1) atributos da tutoria de pares que favorecem a aprendizagem; 2) relações entre a tutoria de pares e a aprendizagem baseada em projetos e 3) aspectos que interferem na aprendizagem durante um projeto. Conclusões: A tutoria entre pares é uma estratégia que, utilizada no âmbito da aprendizagem baseada em projetos, proporciona um apoio eficaz e significativo para o sucesso da implementação de uma intervenção socioeducativa. É essencial preparar os mentores no seu trabalho, gerando espaços de retorno permanente com o pessoal docente para reforçar as suas competências cognitivas e atitudinais, ao mesmo tempo que é necessário educar os mentorandos sobre os objetivos específicos desta estratégia.

Publicado

2024-09-16

Como Citar

Valderrama Núñez, C. M., Avendaño Cartes, J. E., Puntareli Vicencio, B. S., Zolezzi Gorziglia, R. P., & Quilabrán Meneses, M. V. (2024). Contribuições e desafios do ensino entre pares em estudantes de terapia ocupacional na realização de um projeto de intervenção socioeducativa. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32, e3735. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO287637353

Edição

Seção

Artigo Original