Interrupção ocupacional na infância durante a pandemia: reflexões sobre o retorno à presencialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoARF401639163

Palavras-chave:

Confinamento Controlado, Desenvolvimento Infantil, Participação Social, Família

Resumo

O isolamento provocado pela pandemia de COVID-19 causou grandes mudanças na vida cotidiana de crianças devido ao distanciamento social e à sobrecarga de seus cuidadores. Este evento é identificado como uma interrupção ocupacional nos padrões e papéis ocupacionais das crianças e de suas famílias. Este ensaio reflexivo tem como objetivo analisar as consequências do isolamento durante o período da pandemia no desenvolvimento socioemocional e na participação de crianças ao retornarem à presencialidade. Entre as principais reflexões que emergem estão o estresse gerado no contexto familiar, as mudanças nas rotinas e as consequências nos âmbitos social, emocional e sensorial. Com o retorno à presencialidade, as crianças voltam a ambientes menos controlados em termos de estímulos, às exigências acadêmicas e às rotinas das quais estavam desacostumadas, o que afeta significativamente a interação social. Enfatiza-se o papel da terapia ocupacional para enfrentar os desafios no desenvolvimento infantil após uma interrupção ocupacional.

Publicado

2025-10-20

Como Citar

Poblete-Almendras, M. J., Lagos-Fuenzalida, C., & Robinson-Aldunate, S. (2025). Interrupção ocupacional na infância durante a pandemia: reflexões sobre o retorno à presencialidade. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 33, e3916. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoARF401639163

Edição

Seção

Artigo de Reflexão ou Ensaio