MODELOS DE AVALIAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL: ESTUDO DOS HÁBITOS FUNCIONAIS E DE AUTO-SUFICIÊNCIA EM CRIANÇAS
Abstract
Ao nascer, a criança encontra-se em um estado de dependência total, situação esta que, gradativamente desaparece com seu crescimento, passando a alimentar-se, vestir-se, ir ao banheiro sem necessitar de ajuda ou apenas com ajuda parcial. Assim, ressalta-se a importância das atividades de vida diária, cujo objetivo é proporcionar à criança condições, para que dentro de suas possibilidades, possa formar hábitos de auto- suficiência que lhe permitam participar ativamente dos ambientes em que vivem. Diante disso, o terapeuta ocupacional necessita avaliar a criança a fim de conhecer o seu grau de (in) dependência e assim desenvolver planos, programas e estratégias de intervenções específicas para cada tipo de acometimento. O presente artigo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre os instrumentos de avaliação de crianças utilizados por terapeutas ocupacionais, divulgados nos últimos anos, identificando como estes têm contemplado as atividades de vida diária (AVDs) e conhecer como são contemplados os “hábitos funcionais diários e hábitos de auto - suficiência para as crianças”. Os dados revelaram que a avaliação em Terapia Ocupacional, com crianças, tem sido implementada por meio de instrumentos padronizados e não padronizados provenientes de diferentes áreas de conhecimento. Foi possível verificar ainda que há, em alguns deles, ênfase em diferentes áreas de desempenho. Poucos instrumentos dedicam-se exclusivamente a compreender e descrever as atividades do cotidiano das crianças e quando o fazem estão associados com as áreas clássicas de avaliação do desenvolvimento infantil: motora, linguagem, socialização.
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