Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos

Authors

  • Lucy Tomoko Akashi UFSCAR
  • Isabella Silva Almeida UFSCar
  • Teresa Cristina Brito Ruas UFSCar
  • Adriana Sparenberg Oliveira UFSCar

Abstract

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino para a disciplina Atividades e Recursos Terapêuticos 1, a qual propõe aos alunos a vivência de atividades, materiais e técnicas, propiciando a criatividade e a leitura da atividade terapêutica ocupacional. A metodologia de ensino utilizada nesta disciplina visou capacitar o aluno a distinguir as diversas formas de aplicação e utilização da atividade. Cada aula prática era composta por três etapas. Na primeira etapa os alunos exploravam e experimentavam um determinado material, e vivenciavam técnicas, facilitando a criatividade. Na segunda, acrescentava-se um olhar terapêutico ocupacional, o que significava pensar e achar formas alternativas para o uso do mesmo material e das técnicas com diversas populações e necessidades. Na terceira, discutia-se e refletia-se sobre as etapas anteriores, buscando significados importantes da ação do indivíduo, reconhecendo o potencial terapêutico da atividade e da técnica. Esta metodologia permitiu-nos trabalhar com a tríade: terapeuta-paciente-atividade; pois eram evidenciados elementos importantes dos aspectos do eu, do outro e da atividade; que explicitavam sempre as formas e os significados da ação dos participantes.

Published

2010-03-23

How to Cite

Akashi, L. T., Almeida, I. S., Ruas, T. C. B., & Oliveira, A. S. (2010). Dialogando sobre o processo de ensino e aprendizagem de atividades e recursos terapêuticos. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 10(2). Retrieved from https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/214

Issue

Section

Original Article