O sentido da tríade para alguns alunos da Terapia Ocupacional

Authors

  • Isabella S. Almeida
  • Teresa C.B. Ruas
  • Lucy T. Akashi

Abstract

O terapeuta ocupacional atua na tríade terapeuta-paciente-atividade. Esta pesquisa pretende mostrar um panorama dessas noções/conceitos entre alunos de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. A metodologia utilizada é qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a atividade, que é um dos recursos terapêuticos desta profissão. A análise dos dados partiu sem categorias prévias, sendo que estas foram encontradas a partir de uma leitura intensa dos dados coletados, até alcançar o seu conteúdo, verificando seus indicadores. Esta pesquisa nos possibilitou observar que ao entrar na graduação em terapia ocupacional os alunos,em geral, vêem os três elementos, terapeuta, paciente e atividade, como unidades separadas. Com o aprendizado teórico e prático, há um amadurecimento do conceito da relação entre eles. Ou seja, com o processo de ensino e aprendizagem, os elementos da tríade são compreendidos como unidades independentes, com conceitos próprios que se inter-relacionam.

Published

2010-03-23

How to Cite

Almeida, I. S., Ruas, T. C., & Akashi, L. T. (2010). O sentido da tríade para alguns alunos da Terapia Ocupacional. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 10(1). Retrieved from https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/219

Issue

Section

Original Article