Resumos de Dissertações e Teses: O processo de escolha de áreas de especialidade dos recém-graduados em Terapia Ocupacional
Abstract
O presente estudo tem como proposta a verificação dos diferentes fatores que influenciam e determinam a opção e a escolha de uma determinada área de especialidade clínica por parte dos terapeutas ocupacionais recém-formados. Para pesquisar esses fatores elegemos um universo de profissionais no estado de São Paulo que, ao longo do ano de 1997, estavam cursando algum tipo de curso formal e oficial de aprimoramento e/ou equivalente tal como residências ou outro tipo de especialização. Do ponto de vista metodológico recorremos a vários procedimentos respaldados teoricamente nos conceitos dos métodos de pesquisa tanto de análises quantitativas quanto de análises qualitativas. Utilizamo-nos da técnica de elaboração, aplicação em um projeto piloto, reelaboração e posterior realização de entrevistas individuais com cada um dos trinta e dois sujeitos pesquisados. Procedemos a uma análise dos perfis curriculares de cada um dos cursos de graduação de origem desses profissionais para investigar seus conteúdos programáticos no geral, com ênfase na área escolhida, no caso a psiquiatria e saúde mental. Também nos utilizamos do farto material quantitativo disponível sobre aprimoramentos em terapia ocupacional e de quatro outras categorias profissionais afins para uma análise documental comparativa e retrospectiva. Ao iniciarmos o trabalho tínhamos três pressupostos básicos que poderiam nos conduzir a caminhos que indicassem como, quando, e por quê as escolhas de área de especialidade são feitas. Nos interessava particularmente como se dava essa trajetória na área de psiquiatria e saúde mental. Essas premissas eram: 1) aparentemente existiria uma quantidade maior de oportunidades nesta área específica, se comparada às outras áreas possíveis para uma educação continuada desta natureza; 2) poderia haver um ou mais determinantes de origem acadêmica formal que influenciassem este processo decisório, ou seja, o ensino de graduação tanto teórico quanto prático poderia ser mais ou menos direcionado para cada uma das áreas; 3) os aspectos relacionados a motivações pessoais prévias e/ou concomitantes que exerceriam algum tipo de predomínio sobre as opções realizadas ao longo do percurso de formação profissional. Após a exploração destes pressupostos este trabalho apresenta os seguintes resultados: 1) existe de fato um número maior de possibilidades de aprimoramento profissional na área de psiquiatria e saúde mental, que na sua essência está vinculado às rápidas transformações das políticas e modelos de atenção aos portadores de sofrimento psíquico e da conseqüente ampliação e capacitação de recursos humanos na área, inserindo a terapia ocupacional enquanto modalidade terapêutica fundamental e valorizando as ações deste profissional; 2) o principal determinante acadêmico para a escolha de uma determinada área de especialidade é o modelo adquirido a partir da experiência prática, geralmente um estágio, no qual houve possibilidade de atuação bem sucedida, tanto na aprendizagem quanto na intervenção junto à clientela; 3) as motivações pessoais com relação à opção por um aperfeiçoamento profissional exercem um papel fundamental do ponto de vista de influências, não tendo casualidade única, podendo estar ligadas ao fato de as terapeutas ocupacionais recém-graduadas, na maioria das vezes, não se sentirem ainda suficientemente preparadas para enfrentar as exigências do mercado de trabalho, aliado a diversas vivências familiares anteriores (apenas o grau de parentesco e/ou a convivência com algum tipo de patologia), e também ao interesse específico adquirido a partir das experiências práticas já mencionadas. Estas percepções nos apontam a necessidade de atenção constante na elaboração e reformulação de perfis curriculares e seus respectivos conteúdos programáticos, no sentido de cada vez mais oferecer ao futuro profissional a idéia e a prática de diversas formas de educação continuada e permanente, pois estes são elementos para uma construção melhor de sua identidade profissional, seja ela especializada em uma ou mais áreas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The “Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement” according to the model below must be signed by all the authors and sent during the article submission.
Statement of Responsibility, Copyright and License Agreement
Submission date:
Paper’s Title:
I, the undersigned, hereby certify that:
I participated in the conception of the paper and make public my responsibility for its content.
- All information concerning any source of funding received for the development of this research has been properly disclosed and made available to the editors during the submission.
- There were no connections or agreements between authors and funding sources that constitute any conflict of interest, potential or apparent, that may affect the results of the research.
- If experiments with human or animal subjects were involved all ethical procedures were followed and approved by an Institutional Review Board and that informed consent has been collected and archived when necessary, and the dissemination of images was authorized and I assume full responsibility for it.
- That the manuscript is original and that the research is not in part nor in whole currently submitted to another periodical, either in print or in an electronic format, nor is any other material of my authorship with substantially similar content so submitted.
- If requested, I will provide and cooperate fully in obtaining and providing data on which this text is based, for the editors’ examination.
- I have read and agreed with the terms of the Open Access and License Creative Commons Attribution (CC-BY), available at: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Authors’ full names and signatures list: