Editorial

Authors

  • Marina Silveira Palhares UFSCAR

Abstract

É novamente com alegria que trazemos a público mais um exemplar dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar.

O artigo de abertura desta edição, Terapia Ocupacional em São Paulo – um percurso singular e geral, combina a riqueza da experiência pessoal de uma profissional e sua inserção histórica com uma leitura das tendências da Terapia Ocupacional no Estado de São Paulo nas duas últimas décadas. O segundo artigo apresenta uma pesquisa em que se analisa o Conhecimento de Terapia Ocupacional pelo Estudante de Medicina e demonstra o desconhecimento por parte destes alunos da atuação do terapeuta ocupacional, apontando a necessidade de formação dos profissionais da área da saúde que envolva a atuação em equipes multi e transdisciplinares permitindo verificar o papel de cada profissional enquanto membro da equipe. A seguir, o artigo A importância do cuidador em pacientes portadores de acidente vascular cerebral apresenta uma revisão bibliográfica e uma importante consideração sobre este tema que relaciona-se diretamente a uma clientela frequentemente atendida por terapeutas ocupacionais. O ensaio A opinião de estudantes de Terapia Ocupacional sobre o processo de formação profissional é elaborado a partir da avaliação de uma disciplina de Atividades e Recursos Terapêuticos e fornece subsídios para a reflexão sobre o uso de atividades como experimentação na formação deste profissional. Encerramos esta edição com o relato de experiência A trajetória do brincar, da competição à criação em que é elaborada a experiência de atendimento de uma criança através do brincar.

Agradecemos aos autores e autoras e a todos os que colaboraram para que este trabalho fosse realizado e convidamos a todos(as) os(as) colegas a assumir o esforço de produzir, documentar e difundir o conhecimento específico de Terapia Ocupacional, em suas respectivas áreas de atuação.

Published

2010-03-29

How to Cite

Palhares, M. S. (2010). Editorial. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 12(2). Retrieved from https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/282

Issue

Section

Editorial