Editorial

Authors

  • Maria Heloisa da Rocha Medeiros UFSCAR

Abstract

Par onde tem caminhado as terapeutas ocupacionais? 0 que têm aprendido e o que nos ensinam dessas experiências?

Relatadas de maneira mais informal ou sob o formato mais ecadêmico de expor suas investigações,os autores deste volume nos oferecem interessantes e instigantes momentos de reflexões e aprendizado.

A Formecão do professional é tema presente neste volume. Trazida pela ética dos terapeutas ocupacionais - protessores, revela a existência de distintos pepéis que se entrelaçam constantemente a partir da perspectiva de sua profissãoo de origem. 0 resgate de uma experiência marcante. vivida no periodo de estágio, destaca o processo
de aprendizagem onde entram em cena outros 'ensinadores': os
pacientes. as atividades. a supervisora, a instituição e o aprendizado
anterior da aluna
. Afinal,  quem ensina quem?

Os velhos e novas territórios onde atuam as terapeutas
ocupacionais tembém são postos em
destaque, como preocupação
intrínseca de suas
práticas diárias que visam desenvolver acões
direcionadas ao desenvolvimento saudável da vida infantil e
adolescente. Preocupações que
estão presentes tanto no território
da Hospitalizaçao Infantil como no Movimento de Luta por Moradia
Urbana.

Os resumos de teses de doutoramento aqui apresentados
confirmam
a afã de terapeutas ocupacionais que não se inibem para
desbravar novos caminhos em busca de conhecimentos e que,
habilmente, vão tecendo as malhas de
sustentação teórica e
metodológica da terapia ocupacional que fazemos ou que deveremos
fazer.

Todos estes trabalhos resultam de caminhos reflexivos de
seus próprios autores que, além de divulgarem as possibilidades de
atuação do terapeuta
ocopacional, reconhecem que seus trabalhos
devem ser avaliados continuamente para que o
conhecimento
produzido em suas ações diárias possa realmente ser socializado e
debatido para se tornar consistente.

Published

2010-03-29

How to Cite

Medeiros, M. H. da R. (2010). Editorial. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 9(1). Retrieved from https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/287

Issue

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Editorial