Identificando possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional na inclusão escolar / Identifying possible performances of occupational therapy in school inclusion
Abstract
Recentemente, o Terapeuta Ocupacional tem atuado em diferentes contextos educacionais com diversas funções e contribuído para efetivação da educação inclusiva. Ao se considerar que cabe ao Terapeuta Ocupacional não só encaminhar para a escola regular e atender a criança com necessidades educacionais especiais, mas também que há necessidade de um trabalho conjunto entre a Terapia Ocupacional e a comunidade escolar, o presente
estudo teve por objetivos identificar e caracterizar as sugestões, dificuldades e necessidades levantadas pelos orientadores educacionais de educação infantil de um município da região da Baixada Santista, relacionadas às intervenções quanto ao processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Para tanto, participaram deste estudo 15 orientadores educacionais de Unidades Municipais de Educação Infantil, o que correspondeu a 75% do total. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semiaberto, que possibilitou caracterizar os participantes da pesquisa e identificar sugestões e dificuldades quanto ao processo de inclusão escolar. Os dados obtidos permitiram uma análise qualitativa e quantitativa das dificuldades e dos benefícios das crianças com necessidades educacionais especiais, assim como das dificuldades e sugestões dos profissionais da área da educação quanto ao atual processo de inclusão escolar. Os resultados apresentados neste estudo poderão contribuir para a reflexão sobre as possibilidades de implementação de ações que visem à melhoria da atenção especializada da Terapia Ocupacional à criança no processo de inclusão escolar na perspectiva da educação inclusiva.
DOI: 10.4322/cto.2011.004
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