Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos da Terapia Ocupacional / Contributions of Occupational Therapy in the field of additional and/or alternative communication: an analysis of Occu
Abstract
Como a comunicação suplementar e alternativa (CSA) é um recurso de tecnologia assistiva (TA)utilizado pelos terapeutas ocupacionais junto a pessoas com severos distúrbios na comunicação oral e escrita,procurou-se selecionar os trabalhos publicados sobre a temática no país, a fim de verificar a produção científicaproduzida na área de Terapia Ocupacional. Os locais para realizar a busca dos artigos foram os Cadernos deTerapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, a Revista de Terapia Ocupacional da Universidadede São Paulo, Revista Brasileira de Educação Especial, Revista de Educação Especial e Revista Brasileira deCrescimento e Desenvolvimento Humano. Utilizaram-se como palavras-chave tecnologia e inclusão escolar e, pormeio de critérios específicos, selecionaram-se 16 artigos. Analisaram-se os dados com base nos procedimentosquantitativos por meio da ocorrência e qualitativos no que se refere ao conteúdo. Os dados revelam que o númerode autores que investigam a temática ainda é baixo, mas ocorreu um aumento na publicação de artigos nos últimosanos. Ainda encontrou-se que a maioria das informações sobre CSA foi apenas citada de forma superficial nosdiferentes artigos, sendo que poucas apresentaram o aprofundamento do assunto descrito. Considera-se que aindaexiste a necessidade de se investir em estudos que tenham como foco a prática da CSA na Terapia Ocupacional.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.010
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2013-04-29
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Manzini, M. G., Assis, C. P. de, & Martinez, C. M. S. (2013). Contribuições da Terapia Ocupacional na área da comunicação suplementar e/ou alternativa: análise de periódicos da Terapia Ocupacional / Contributions of Occupational Therapy in the field of additional and/or alternative communication: an analysis of Occu. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 21(1). Retrieved from https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/731
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