Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study
Abstract
A Síndrome de Cri-du-Chat é uma anomalia cromossômica que pode resultar em diversos acometimentos,incluindo atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. Este estudo de caso descreve aintervenção terapêutica-ocupacional com uma criança com Síndrome de Cri-du-Chat que foi acompanhada ematendimentos semanais, em um hospital escola do interior paulista entre 2 e 4 anos de idade. Para descrição docaso foram utilizados os registros no prontuário, relatos de familiares, bem como os dados dos atendimentos deTerapia Ocupacional. Na avaliação inicial identificou-se que a criança era hipotônica, ficava em pé com apoioe explorava objetos levando-os à boca. Os objetivos terapêutico-ocupacionais pautaram-se na estimulação dashabilidades de desempenho sensório-motoras (processamento perceptual, neuro-músculo-esquelético e motor) ede integração cognitiva e componentes cognitivos (espectro de atenção, sequenciamento, aprendizado), por meioda estimulação do faz de conta e participação nas atividades de vida diária. Além de tais aspectos, foi necessáriointervir diretamente no contexto escolar e familiar da criança, orientando os pais a evitar a superproteção. Pormeio do trabalho conjunto entre equipe multiprofissional e familiares foi possível contribuir para a melhora dasfunções do corpo, possibilitando ampliação das atividades e participação, considerando os fatores pessoais eambientais da criança, com consequente alta dos atendimentos ambulatoriais de Terapia Ocupacional.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.018
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2013-04-29
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Caseiro, G., Manho, F., Silva, D. B. R., & Pfeifer, L. I. (2013). Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso / Occupational Therapy Intervention in a child with Cri-du-Chat Syndrome: a case study. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 21(1). Retrieved from https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/739
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