Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2013.062Abstract
Objetivou-se relatar a experiência da atuação do terapeuta ocupacional fundamentada no referencial
teórico da consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino, pertencentes a
dois municípios de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia caracteriza-se por um estudo
de caso e as informações foram coletadas pelo período de seis meses, por meio de entrevistas abertas e diário
de campo, juntamente com a intervenção planejada através do projeto de extensão Consultoria colaborativa na
inclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento – proposta de atuação da terapia ocupacional.
Foram alvo da intervenção sujeitos de duas escolas: dois alunos com diagnóstico de autismo, suas mães e equipe
técnica da escola, composta por coordenador pedagógico, professora, monitora e diretora. A intervenção proposta
teve início com a formação de parceria entre os atores envolvidos e da organização das reuniões que consistiram
em espaços de partilha de experiências e planejamento de ações. Os resultados foram positivos quanto à efetivação
da inclusão escolar, destacando o acesso e permanência das crianças na escola, a facilitação de seu aprendizado e
a conscientização dos atores envolvidos quanto à diversidade, respeito e trabalho em equipe. A ação do terapeuta
ocupacional deu-se na articulação do trabalho em equipe, no auxílio à percepção e identificação das necessidades
e conquistas, avaliando e construindo conjuntamente as estratégias e ações, contribuiu na análise das atividades e
orientações quanto a suas possibilidades de adaptação e flexibilização, no suporte oferecido aos atores envolvidos
quanto às normas, leis e aspectos específicos de cada criança.
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