2015 e os desafios de crescimento
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoED2301Resumen
O ano de 2015 se inicia para os Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar com o desafio de crescimento quantitativo de sua publicação, o que vem ocorrendo gradualmente nos últimos anos, sempre acompanhado da discussão sobre a qualidade dos textos publicados.
Em 2013 foi ampliado o número de artigos disponíveis nas três edições anuais, totalizando 66 textos e, conforme esperado, dado o aumento do fluxo de artigos, em 2014, além dos volumes regulares, foi possível a publicação de um número especial, que contou com uma chamada pública e organização de colegas convidados, totalizando quatro edições naquele ano. Foram 88 trabalhos publicados. Fruto desse processo, em 2015 passamos a ser uma publicação trimestral, sendo que esse número inaugura essa fase, oficializando a edição de quatro volumes anuais.
Esse crescimento foi possível devido ao envolvimento dos pesquisadores na editoria da revista, juntamente ao Conselho Editorial; à participação de muitos pareceristas de todo o Brasil, que colaboram conosco; e, com ênfase, à contribuição de todos os autores que escolheram e escolhem este periódico para a divulgação do conhecimento produzido na área de Terapia Ocupacional e em suas interfaces. Assim, tece-se um trabalho singular, realizado por um coletivo que se volta para o compromisso da divulgação e da reflexão do conhecimento em Terapia Ocupacional.
Cumpre destacar que, a partir de 2014, passamos a receber o apoio financeiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª região (CREFITO-3) que, juntamente ao contínuo apoio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possibilitou que crescêssemos em volume de publicação. O apoio já foi renovado para 2015, o que nos coloca em condições de lançar novos horizontes.
O percurso trilhado até aqui foi de extrema relevância para a divulgação do conhecimento em Terapia Ocupacional no cenário nacional e impõe, ainda, desafios importantes na direção de alcançar os padrões de cientificidade, divulgação e disseminação do conhecimento na área, com reconhecimento dos órgãos de avaliação e fomento. Trabalhamos nessa direção e projetamos um ano de crescimento para o periódico, reafirmando nossa parceria com todos os colaboradores, pesquisadores da área de Terapia Ocupacional e áreas afins.
Boa leitura a todos!