IDENTIFICANDO A REALIDADE DE IRMÃOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Autores/as

  • Thelma Simões Matsukura
  • Maria Fernanda B. Cid

Resumen

O presente estudo objetivou investigar os principais aspectos presentes no cotidiano e no desenvolvimento de irmãos de crianças com necessidades especiais, abarcando ambos os sexos e considerando a ordem de nascimento. O estudo foi conduzido com 8 crianças de idade entre seis e onze anos, suas mães e professoras. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas. Os principais resultados encontrados, revelaram que as crianças apresentam características comuns, como: independência; maturidade precoce; ajudam os irmãos a realizarem suas tarefas cotidianas; são pouco informadas sobre o problema do irmão, dentre outras. Quanto às diferenças nas características apresentadas pelas crianças no que se refere à ordem de nascimento, pôde-se observar que os irmãos mais novos apresentam características mais positivas em seu cotidiano e desenvolvimento do que os irmãos mais velhos, por exemplo, observou-se que as mães dos irmãos mais velhos ressaltam apenas as características negativas destes seus filhos, o que não ocorre com as mães dos irmãos mais novos, que ressaltam muito as características positivas dos filhos, demonstrando muita afetividade ao se referirem aos mesmos. Considera-se que mais estudos que envolvam a realidade de irmãos de crianças com necessidades especiais são importantes, abordando gênero, número de crianças na família, nível sócio-econômico, de escolaridade, etc. Acredita-se que tal conhecimento contribui para o surgimento de reflexões e ações de saúde e educação mais amplas direcionadas a estas famílias e à própria criança com necessidades especiais.

Publicado

2010-03-23

Cómo citar

Matsukura, T. S., & Cid, M. F. B. (2010). IDENTIFICANDO A REALIDADE DE IRMÃOS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 13(1). Recuperado a partir de https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/174

Número

Sección

Artículo original