Editorial
Resumen
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) os trabalhos relativos à
Área de Terapia Ocupacional se iniciaram com a criação do Curso de Graduação
em Terapia Ocupacional da UFSCar, em 1978.
Até aqui, foram pelo menos três gerações de docentes terapeutas ocupacionais
e muitas têm sido as batalhas que decidimos lutar em torno do avanço da
terapia ocupacional brasileira.
Sem dúvida, o terreno mais trabalhado foi o da graduação: esse foi um
território comum de muitos avanços e de muitos bons resultados, não sem
esforços.
Entretanto, outras tarefas se impuseram e fomos buscando nos capacitar
para travá-las e para integrar o cenário acadêmico brasileiro com autonomia,
seriedade e, principalmente, com competência técnica e ética.
Isto não se faz sem pesquisa, sem a produção de conhecimento e é aí que
nós toda(o)s temos nos colocado, buscado nos posicionar também nesse terreno,
nesse território repleto de sentidos. O
I Seminário Nacional de Pesquisa em
Terapia Ocupacional: Perspectivas e Consolidação do Campo
é resultado desse
processo.
Esperamos que o registro de seus trabalhos, palestras, comunicações, debates,
análises e reflexões neste Suplemento Especial do volume 17 dos Cadernos de
Terapia Ocupacional da UFSCar, nos ajude a melhor nos situarmos, a reunirmos
elementos na nossa configuração enquanto atores, terapeutas ocupacionais,
docentes e pesquisadora(e)s brasileiros.
O Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, com o apoio da
administração do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Pró-Reitoria de
Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Reitoria da UFSCar, mas,
sobretudo, dos seus docentes, militantes de muitas frentes, e hoje,
particularmente, por meio e com a RENETO – Rede Nacional de Ensino em
Terapia Ocupacional, permanece em campo.
É importante agradecer às colegas que compuseram comigo a Comissão
Organizadora do evento,
Ana Paula Serrata Malfitano, Carla Regina Silva, Fátima
Corrêa Oliver e Michelle Selma Hahn
, e que tornaram possível aglutinar vontade
militante e competência técnica na consecução dos aportes necessários, pessoais
e financeiros, para sua realização.
Agradecemos à
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES),
ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq)
e à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) os
financiamentos recebidos.
Agradecemos à colega
Patrícia Leme de Oliveira Borba e aos alunos do Curso
de Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar,
Beatriz Prado, Carla Santos
de Sousa, Giovanna Bardi, Gustavo Artur Monzeli, Letícia de Souza Brandão,
Mayra Capellaro, Thamires Angelucci e Ana Carolina Toniolo
o apoio e o incentivo
para a continuidade dos trabalhos na direção das novas gerações de terapeutas
ocupacionais e pesquisadores.
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