Estimulação cognitiva em idosos: uma proposta de intervenção online em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO268835081%20Palabras clave:
Cognição, Idoso, Envelhecimento SaudávelResumen
Sabe-se que há declínio cognitivo no envelhecimento humano. A estimulação cognitiva (EC) é compreendida como uma ferramenta essencial para a potencialização das funções cognitivas. Este estudo teve como objetivo avaliar os benefícios da EC online e comparar o desempenho de idosos após sessões de intervenção cognitiva. Participaram 20 mulheres idosas, recrutadas por amostragem não probabilística e selecionadas por conveniência. As participantes foram divididas em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), cada um com 10 integrantes. As intervenções cognitivas ocorreram em seis encontros semanais, realizados em grupo e online por meio da plataforma virtual Google Meet. Os dados foram analisados no programa estatístico R (R Core Team, 2019). Utilizou-se a análise descritiva para as médias e o teste t para comparação entre o GE e o GC. Os resultados indicaram que o GE apresentou melhorias significativas na cognição, especialmente nos domínios da atenção e da adoção de estratégias, assim como discreta melhora na sintomatologia depressiva após as sessões de EC. Portanto, conclui-se que a EC tem efeitos significativos nos idosos.
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