Estimulação cognitiva em idosos: uma proposta de intervenção online em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO268835081%20

Palabras clave:

Cognição, Idoso, Envelhecimento Saudável

Resumen

Sabe-se que há declínio cognitivo no envelhecimento humano. A estimulação cognitiva (EC) é compreendida como uma ferramenta essencial para a potencialização das funções cognitivas. Este estudo teve como objetivo avaliar os benefícios da EC online e comparar o desempenho de idosos após sessões de intervenção cognitiva. Participaram 20 mulheres idosas, recrutadas por amostragem não probabilística e selecionadas por conveniência. As participantes foram divididas em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), cada um com 10 integrantes. As intervenções cognitivas ocorreram em seis encontros semanais, realizados em grupo e online por meio da plataforma virtual Google Meet. Os dados foram analisados no programa estatístico R (R Core Team, 2019). Utilizou-se a análise descritiva para as médias e o teste t para comparação entre o GE e o GC. Os resultados indicaram que o GE apresentou melhorias significativas na cognição, especialmente nos domínios da atenção e da adoção de estratégias, assim como discreta melhora na sintomatologia depressiva após as sessões de EC. Portanto, conclui-se que a EC tem efeitos significativos nos idosos.

Publicado

2025-03-05

Cómo citar

Firmino, R. G., Arruda, L. F. de, Nunes, V. M. de F., & Eulálio, M. do C. (2025). Estimulação cognitiva em idosos: uma proposta de intervenção online em tempos de pandemia. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 33, e3508. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO268835081

Número

Sección

Artículo original