Mapeamento sistemático da produção de conhecimento na formação graduada em terapia ocupacional nos contextos territoriais e comunitários no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR276635991

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Ensino, Território Sociocultural, Revisão, Participação da Comunidade

Resumen

Este artigo objetiva reconhecer e dialogar com a produção de saberes, práticas e, em especial, com o ensino de graduação em terapia ocupacional em contextos territoriais e comunitários, por meio do mapeamento sistemático de artigos, dissertações e teses publicados entre 2012 e 2022. A busca bibliográfica foi realizada em novembro de 2022, por meio da biblioteca virtual SciELO, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT) e das bases de dados: Web of Science, Scopus e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram elegíveis 40 produções, sendo 29 artigos e 11 dissertações/teses. Os resultados foram analisados com base na análise temática, cujos tópicos foram: O que é o ensino territorial e comunitário? Onde ocorre? Quais estratégias pedagógicas? Quem ensina? Quais desafios enfrenta? Quais os conceitos norteadores? Os resultados apontam para um ensino interdisciplinar, interprofissional, colaborativo com importantes atributos como processo ensinoaprendizagem-assistência no território e em serviços territoriais, incluindo atores como estudantes, profissionais, equipes e comunidade, além do docente que propõe, articula e faz a mediação desse ensino. Concluímos que o mapeamento apresenta um panorama geral desse ensino, evidenciando encontros entre teorias e práticas, de diferentes subáreas da terapia ocupacional, que além do ensino propõem ações para transformar as condições educacionais, sociais, culturais e de saúde. No entanto, percebemos haver lacunas na literatura da área que expliquem como os conceitos estão ligados a essa formação, produzindo reflexões específicas da profissão em diferentes subáreas.

Publicado

2024-05-13

Cómo citar

Carrasco Bassi, B. G. de, & Oliver, F. C. (2024). Mapeamento sistemático da produção de conhecimento na formação graduada em terapia ocupacional nos contextos territoriais e comunitários no Brasil. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 32, e3599. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR276635991

Número

Sección

Artículo de revisión y/o actualización de literatura