De onde somos e onde estamos? Formação acadêmica dos docentes de terapia ocupacional de universidades públicas do nordeste do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO282036661

Palabras clave:

Educação Superior, Formação Profissional, Terapia Ocupacional

Resumen

Introdução: O processo histórico dos cursos de terapia ocupacional no Brasil e o perfil acadêmico de seus professores são fatores que influenciam a formação dos profissionais e o desenvolvimento científico da profissão. Objetivo: Caracterizar as titulações acadêmicas de docentes que atuam em cursos de terapia ocupacional em Instituições de Ensino Superior públicas da região nordeste do Brasil e realizar reflexões sobre as suas trajetórias acadêmicas, considerando formação e inserção nas instituições analisadas. Método: Estudo descritivo, quantitativo. Utilizou-se dados públicos da Plataforma Lattes e sites das Universidades. Para analisá-los, foi utilizada estatística descritiva, análise espacial e softwares de produção de recursos gráficos (figuras), como Excel®, Powerpoint® e QGIS2.18.3®. Resultados: Foram analisados 86 currículos de docentes de terapia ocupacional em instituições públicas nordestinas. Apenas 20% ingressaram com doutorado ou concluíram no ano do ingresso. Os cursos da Paraíba e de Sergipe receberam maior número de docentes de outros estados, sobretudo do Sudeste. Observou-se maior quantidade de docentes que obtiveram mestrado em Alagoas, Pernambuco e São Paulo. A maioria dos doutorados ocorreu em Pernambuco e São Paulo. Mais de 90% dos docentes realizaram pós-graduações nas Ciências da Saúde (68%) e Humanas (25%), em programas de Saúde Coletiva, Educação e Ciências da Saúde. Conclusão: As instituições possuem corpo docente diversificado em áreas/localidades das formações. Em termos de graduação/pós-graduação, foi constatada forte tendência de deslocamento dos docentes entre as regiões do Brasil. O investimento em políticas de incentivo à ciência no Nordeste pode fortalecer a profissão e amenizar desigualdades regionais.

Biografía del autor/a

Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa, PB, Brasil.

 

 

Publicado

2024-04-06

Cómo citar

Souza, M. B. C. A. de, & Duque, A. M. (2024). De onde somos e onde estamos? Formação acadêmica dos docentes de terapia ocupacional de universidades públicas do nordeste do Brasil. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 32, e3666. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO282036661

Número

Sección

Artículo original