Uma experiência de pesquisa/intervenção da terapia ocupacional social para um cuidado ativo e democrático a jovens estudantes no contexto pós-pandêmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE288637481

Palabras clave:

Juventudes, Educação, Evasão Escolar, Rede Social de Suporte, Comunidade

Resumen

A pandemia de CoVID-19 agravou muitas problemáticas não suficientemente enfrentadas pelas políticas públicas sociais do Brasil. A evasão escolar é uma delas e afeta desproporcionalmente jovens das classes populares, em especial aqueles que são pobres, negros e periféricos, demandando corresponsabilidade de diferentes setores e atores sociais. A experiência da pesquisa/intervenção da qual decorre este texto voltou-se para as matrizes explicativas que incidiram e permanecem incidindo na ocorrência da evasão e/ou desistência escolar, além da compreensão e busca da superação dos motivos impeditivos do retorno ou da permanência do jovem à/na escola. Uma equipe interinstitucional formada por pesquisadores vinculados à Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social, composta também por jovens universitários e jovens estudantes do Ensino Médio, vem desenvolvendo esta pesquisa/intervenção nas cidades de São Carlos e Santos (SP), João Pessoa (PB), Petrolina (PE), Brasília/Ceilândia (DF) e Simão Dias (SE). Para tanto, tendo como base a pesquisa-participante e a terapia ocupacional social, jovens universitários e jovens pesquisadores em suas escolas e/ou comunidades têm acompanhado, de forma singular e territorial, outros jovens que estão fora da escola. Agregando-se outras estratégias metodológicas, tais como questionários, photovoice, entrevistas, painel de especialistas, seminários locais e internacionais, bem como ampliando-se a ideia da “busca ativa”, que tem sido exigida dos profissionais da educação, pretende-se um cuidado ativo e democrático, corresponsabilizando todos que compõem a rede social de suporte dos jovens em seus territórios. Trata-se aqui de compartilhar essa experiência desde sua construção aos questionamentos decorrentes dos seus dois primeiros anos.

Publicado

2024-10-31

Cómo citar

Lopes, R. E. ., Pereira, B. P., Pan, L. C., Barreiro, R. G., Silva, M. J. da, Malfitano, A. P. S., Farias, M. N., Braga, I. F. ., Ito, G. G., Reis, S. C. C. A. G. ., Reis, B. C. S. dos, Santos, E. D. dos, & Borba, P. L. de O. (2024). Uma experiência de pesquisa/intervenção da terapia ocupacional social para um cuidado ativo e democrático a jovens estudantes no contexto pós-pandêmico. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 32, e3748. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoRE288637481

Número

Sección

Relato de experiencia