Instrumento de rastreamento para Identificação de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil (IRTEA.Educ): evidências de validade baseada no conteúdo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO398838751

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista, Criança, Pré-Escolar, Estudo de Validação

Resumen

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), de etiologia multifatorial, possui diagnóstico essencialmente clínico. Sabe-se que a identificação precoce contribui significativamente para um prognóstico mais favorável. O ambiente educacional é propício para o rastreamento de sinais de TEA em crianças préescolares; contudo, observa-se a ausência de instrumentos específicos com essa finalidade. Objetivo: Verificar evidências de validade de conteúdo de um instrumento destinado à identificação de sinais indicativos de TEA no contexto educacional. Método: A elaboração do instrumento seguiu as diretrizes estabelecidas pelos Standards for Educational and Psychological Testing (American Educational Research Association, 2014) e por Pasquali (1998). O processo envolveu três etapas: (1) desenvolvimento das questões e submissão a um comitê de 15 especialistas com experiência em TEA, composto por 10 terapeutas ocupacionais e cinco fonoaudiólogas; (2) avaliação da compreensão dos itens por 10 professores da educação infantil; e (3) análise da versão revisada por duas especialistas e seis professores da educação infantil. Resultados: A revisão da literatura fundamentou a construção da versão inicial do instrumento. Na análise realizada pelos juízes, os Índices de Validade de Conteúdo (IVC e IVC-I) indicaram alta concordância entre os especialistas, embora ajustes tenham sido necessários, resultando em uma segunda versão. A avaliação pelos professores da educação infantil revelou a necessidade de modificações em alguns itens, culminando na elaboração de uma terceira versão. Por fim, a análise da terceira versão por duas especialistas e pelo grupo de professores indicou a necessidade de novas alterações, originando a quarta versão do instrumento. Conclusão: O instrumento desenvolvido apresentou evidências de validade de conteúdo, recomendando-se a continuidade das etapas subsequentes de validação.

Publicado

2025-10-14

Cómo citar

Gois, T. M. M. de, Pernambuco, L. de A., Queiroga, B. A. M. de, & Cordeiro, A. A. de A. (2025). Instrumento de rastreamento para Identificação de Transtorno do Espectro Autista na educação infantil (IRTEA.Educ): evidências de validade baseada no conteúdo. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 33(spe1), e3875. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO398838751

Número

Sección

Artículo original