A maternidade durante o ensino médio e os desafios para a permanência: o acompanhamento singular e territorial de jovens mães estudantes de uma escola pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO401539141

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Adolescência, Juventude, Evasão Escolar, Maternidade

Resumen

Este artigo foi desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa mais amplo executado por parte dos pesquisadores da Rede Metuia - Terapia Ocupacional Social, cujo título é “Cuidado Ativo e Democrático: subsídios teórico-práticos para a implementação de políticas de apoio ao retorno e à permanência de jovens à/na escola no contexto (pós)pandêmico”. Mais especificamente, este foi um trabalho realizado em uma escola pública de Ensino Médio regular da Zona Noroeste do Município de Santos (SP), decorrente de um trabalho de conclusão de curso que descreveu e analisou a partir da perspectiva da terapia ocupacional social dois acompanhamentos singulares e territoriais, de jovens mães enfrentando desafios cotidianos para permanecerem na escola. Entre os principais resultados, destacou-se a existência do desejo de concluir o ensino médio concorrendo com as demandas concretas advindas pela maternidade, sendo esse um período vivido por ambas de maneira marcadamente solitária. O trabalho aborda a maternidade como uma condição atravessada pelos desafios impostos pela desigualdade de gênero e pelas desigualdades socioeconômicas. Esses fatores, por um lado, fragilizam e reduzem a rede de suporte social, por outro, evidenciam a ausência de políticas públicas sociais capazes de proteger as jovens mães e assegurar seu direito de permanecer na escola. Por fim, compartilha-se um percurso construído a partir de um compromisso técnico, ético e político, com o intuito de contribuir para novas reflexões sobre a criação de acompanhamentos singulares e territoriais que possam apoiar essas jovens em suas singularidades e em seus projetos de presente e futuro.

Publicado

2025-04-28

Cómo citar

Massi, G., & Borba, P. L. de O. (2025). A maternidade durante o ensino médio e os desafios para a permanência: o acompanhamento singular e territorial de jovens mães estudantes de uma escola pública. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 33, e3914. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO401539141

Número

Sección

Artículo original