Aspectos sociodemográficos e acadêmicos de terapeutas ocupacionais da região CentroOeste do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO40473951

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Perfil Profissional, Formação Profissional

Resumen

Introdução: A região Centro-Oeste do Brasil concentra o menor número de cursos de graduação em terapia ocupacional do país, e pouco se sabe sobre o perfil sociodemográfico e acadêmico dessas profissionais. Objetivo: Descrever o perfil de terapeutas ocupacionais que atuam na região Centro-Oeste do Brasil em relação aos aspectos sociodemográficos e acadêmicos. Método: Pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 187 terapeutas ocupacionais inscritas nos Conselhos Regionais da profissão com sede na região Centro-Oeste, que responderam a um formulário online entre setembro de 2022 e março de 2023. As análises foram conduzidas com base na estatística descritiva. Resultados: A maioria das participantes era composta por mulheres (89%, n=167), casadas (44%, n=83), na faixa etária de 20 a 29 anos (38%, n=71), que se autodeclararam brancas (54%, n=98). Em relação aos aspectos acadêmicos, verificou-se que 59% (n=111) se formaram em instituições públicas, 70% (n=131) estudaram em instituições localizadas na região Centro-Oeste e 69% (n=129) concluíram especialização lato sensu na área de ciências da saúde. Conclusão: O estudo contribui para o conhecimento da realidade da profissão na região, fornecendo subsídios sobre o perfil profissional, o alcance das políticas de ações afirmativas e o planejamento de estratégias adequadas às demandas da terapia ocupacional, visando à sua expansão na região Centro-Oeste do Brasil.

Publicado

2025-04-28

Cómo citar

Lins, S. R. A., Barros, M. C. R., Oliveira, S. dos S. C., & Rodrigues, D. da S. (2025). Aspectos sociodemográficos e acadêmicos de terapeutas ocupacionais da região CentroOeste do Brasil. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 33, e3951. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO40473951

Número

Sección

Artículo original