Editorial
Resumen
A publicação do presente número dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar marca o estabelecimento de importantes linhas de mudanças, tanto na forma quanto no conteúdo, em nossas edições.
Visando à disponibilização de um número maior de informações referentes ao periódico e ao seu processo de editoração, a favorecer e tornar mais agradável a leitura de nossos textos, assim como à sua modernização, trabalhamos com uma nova diagramação, desde a capa até a apresentação dos diferentes materiais.
A partir deste volume, suprimimos a sessão “Resumo de Teses e Dissertações”. Ela foi criada
, em 1996, com o intuito de divulgar pesquisas de mestrado e doutorado realizadas por terapeutas ocupacionais em Programas de Pós-Graduação de áreas de interface. Atualmente, com o acesso eletrônico ampliado, tais informações são mais facilmente acessadas, não sendo mais necessário que nos dediquemos a uma sessão com essa finalidade. Ainda, convidamos os colegas recentemente titulados a divulgarem conosco os resultados de seus trabalhos de pesquisa no formato de artigos originais.
Foram feitos, também, alguns ajustes em nossas antigas normas de submissão de trabalhos. Com isso, incluímos especificações relacionadas à publicação de “Ensaios Clínicos”, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, bem como aprimoramos os documentos “Declaração de Responsabilidade e Conflito de Interesses” e “Transferência de Direitos Autorais”. Sugerimos a todos os nossos colaboradores que consultem as novas “Instruções aos Autores”.
Outra mudança que se instala é a atribuição do DOI –
Digital Object Identifier – aos nossos textos. Dado o crescimento do meio eletrônico como espaço de divulgação científica, o registro de artigos passa a ser uma medida de segurança, na medida em que atribui uma forma de identificação do objeto por toda a sua vida útil. Assim, a partir deste volume, o material publicado pelos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar está eletronicamente identificado, podendo ser acessado também por meio de seu endereço DOI, disponível na primeira página de cada texto.
Nesse período, assim como ocorreu em 2009 e 2010, oferecemos apoio técnico-científico para eventos relevantes para a área de terapia ocupacional no Brasil e na América Latina. Desse modo, publicamos como suplemento especial os anais do XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, realizados em outubro último, evento de porte internacional e com relação ao qual é de fundamental importância o registro e a memória de sua realização.
Conforme vimos anunciando, todos os esforços dos últimos anos, somados àqueles de todas as pessoas envolvidas na trajetória dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, engendram-se na busca da solidificação de nossa repercussão, circulação e qualificação nacional e internacional. Nessa direção, é com muita satisfação que informamos que recebemos parecer favorável de indexação na LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, que se configura como uma importante base de dados científica da área de saúde. Esse resultado demonstra a relevância das ações empregadas e nos indica a correção dos caminhos editoriais que têm sido assumidos pelos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Estamos cientes de desafios que ainda permanecem e para o seu enfrentamento contamos com aqueles interessados em construir, no escopo do debate acadêmico, o conhecimento em terapia ocupacional.
Reafirmamos nossos propósitos para operacionalizar o trabalho necessário na direção da divulgação da produção da terapia ocupacional brasileira, tarefa para a qual temos a certeza de poder continuar contando com o apoio dos autores, consultores e membros do nosso Conselho Editorial, bem como com aquele advindo de pesquisadores do campo da terapia ocupacional e de áreas afins
.
Boa leitura a todos!
Comissão Editorial dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
En el momento de la presentación del artículo, los autores deben enviar la Declaración de Responsabilidad, Conflicto de Intereses y Trasferencia de Derechos de Autor según el modelo descripto a continuación, firmado por todos los autores.
Declaración de Responsabilidad, Conflicto de Intereses y Trasferencia de Derechos de Autor.
Título de trabajo:
Certifico que participé de la concepción del trabajo siendo responsable por el contenido, y que presenté las informaciones pertinentes sobre las fuentes de recursos recibidos para el desarrollo de la investigación. Afirmo que no existen conexiones ni acuerdos entre los autores y fuentes de financiamiento que caractericen un conflicto de interés real, potencial o aparente que pueda afectar los resultados de este trabajo.
Certifico que la investigación, de incluir experimentos con seres humanos, consideró las apreciaciones y aprobación del Comité de Ética de la institución pertinente, y que la divulgación de imágenes fue autorizada, asumiendo entera responsabilidad por la misma.
Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en su totalidad, o cualquier otro material de mi autoría con contenido sustancialmente similar no fue enviada a otra revista en formato impreso o electrónico.
Afirmo que, de ser solicitado, proporcionaré o cooperaré totalmente en la obtención y enriquecimiento de datos sobre los cuales el texto se basa, para examen de los editores.
Nombre completo del(los) autor(es) y firma:
Acuerdo con Licencia de Acceso Abierto:
El (los) autor(es) deberá(n) enviar el Acuerdo de Licencia de Acceso Abierto firmado (por todos), conforme el modelo a seguir:
La revista Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional (Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy) se publica conforme al modelo de Acceso Abierto y adopta los términos de la licencia Creative Commons Attribution (CC-BY), disponible en el sitio: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Nosotros, autores del artículo “TÍTULO” abajo firmantes, declaramos que leímos y acordamos con los términos de la licencia de acceso abierto.
Nombre completo del(os) autor(es) y firma:
Nombre completo
Fecha
Firma