Aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para a avaliação de crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática/Applicability of the International Classification of Functioning, Disability and Healt

Autores/as

  • Lilian de Fatima Dornelas UFMG
  • Mariana Sivieri Lambertucci Universidade Federal de Uberlândia
  • Michelle de Lima Mello Universidade Federal de Uberlândia
  • Frederico Tadeu Deloroso Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.080

Palabras clave:

Paralisia Cerebral, CIF, Avaliação, Criança

Resumen

Objetivo: Examinar e sintetizar o conhecimento disponível na literatura sobre os instrumentos utilizados na perspectiva da funcionalidade em crianças com paralisia cerebral (PC). Método: A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicos Google Scholar, PubMed, Lilacs e Medline, publicados no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2012, usando as palavras-chave: paralisia cerebral (cerebral palsy), criança (child), avaliação (assessment), combinada com Classificação Internacional da Funcionalidade – CIF (ICF). A busca limitou aos artigos originais escritos em português e inglês. Dez artigos foram selecionados para análise da revisão, de acordo com os critérios preestabelecidos. Resultados: Os autores propuseram instrumentos que poderiam padronizar a avaliação para classificação dos componentes “Estrutura e função do corpo”, “Atividades e Participação” e “Fatores ambientais”, como Gross Motor Function Measure (GMFM), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), o Goal Attainment Scaling (GAS), o Manual Ability Classification System (MACS), o The Gross Motor Function Classification System (GMFCS), o Physicians Rating Scale (PRS), o Vineland Adaptive Behavior Scale (VABS), o Pediatric Functional Independence Measure (WeeFIM), o Gillette Functional Assessment Questionnaire (FAQ), o Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL), o Pediatric Outcomes Data Collection Instrument (PODCI), o Gillette Gait Index (GGI), o Energy Expenditure Index (EEI) e o Vécu et Santé Perçue de l’Adolescent (VSP-A). Conclusão: Os domínios “Estrutura e função do corpo” e “Atividades e Participação” são mais frequentemente classificados conforme a CIF em crianças com PC e possuem uma variedade de instrumentação para aplicabilidade da classificação.

Biografía del autor/a

Lilian de Fatima Dornelas, UFMG

departamento de Terapia Ocupacional

Mariana Sivieri Lambertucci, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do curso de Fisioterapia da UFU-MG

Michelle de Lima Mello, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda do curso de Fisioterapia da UFU-MG

Frederico Tadeu Deloroso, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor , Docente do curso de Fisioterapia - UFU-MG

Publicado

2014-11-12

Cómo citar

Dornelas, L. de F., Lambertucci, M. S., Mello, M. de L., & Deloroso, F. T. (2014). Aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para a avaliação de crianças com paralisia cerebral: uma revisão sistemática/Applicability of the International Classification of Functioning, Disability and Healt. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 22(3), 579–590. https://doi.org/10.4322/cto.2014.080

Número

Sección

Artículo de revisión y/o actualización de literatura