Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
DOI:
https://doi.org/10.4322/cto.2014.074Palabras clave:
Lateralidade Funcional, Atividades Cotidianas, EstudantesResumen
A presente pesquisa teve como objetivo identificar, por meio de um questionário, as dificuldades cotidianas de universitários canhotos e elencar suas propostas para solucionar os problemas levantados. Participaram deste estudo 135 estudantes canhotos, que responderam um questionário composto por oito perguntas abertas e cinco perguntas fechadas que englobavam informações sobre a lateralidade, atividades estudantis, laborais, de vida diária e a sugestão para melhoria em suas atividades. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas por estudantes universitários canhotos na vida cotidiana, no trabalho e no ambiente estudantil são, respectivamente, abrir latas, má disposição dos objetos no espaço e a inadequação das carteiras escolares. A fim de melhorar a execução de atividades nessas três esferas, as sugestões mais citadas estão relacionadas à melhoria/disponibilidade das carteiras para canhotos e o desenvolvimento de objetos adaptados para esse grupo. O estudo indica dados sobre dificuldades e sugestões que são coerentes entre si e as melhorias propostas são de fácil execução e de grande valia para essa população.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.