Bandagem funcional - possível recurso coadjuvante para a reabilitação de pacientes hemiplégicos/Functional bandage - a possible supporting resource for the rehabilitation of hemiplegic patients

Autores/as

  • Emilyn Borba da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Tonús

DOI:

https://doi.org/10.4322/cto.2014.076

Palabras clave:

Acidente Vascular Cerebral, Atividades Cotidianas, Bandagens

Resumen

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de sequelas neurológicas, apresentando déficits motores como a hemiplegia. Os déficits motores podem gerar perda de coordenação e precisão dos movimentos necessários para um bom desempenho funcional na realização de atividades de autocuidado, lazer e produtividade, modificando significativamente o seu cotidiano. O indivíduo acometido por AVC sofre uma ruptura em suas relações familiares, afetivas, sociais e profissionais, que repercute no seu modo e estilo de vida. São diversos os métodos e as técnicas utilizadas por terapeutas ocupacionais na reabilitação desses indivíduos, assim como o uso da bandagem funcional, que são bandagens elásticas utilizadas para acometimentos musculares e articulares. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as possíveis mudanças no desempenho ocupacional após a utilização de bandagens elásticas em indivíduos hemiplégicos acometidos de AVC. A pesquisa foi um estudo longitudinal que se ocupou dos períodos pré e pós-intervenção terapêutica ocupacional quantitativa, caracterizado como descritivo exploratório. Os resultados evidenciaram que a bandagem funcional contribuiu para o aumento da amplitude de movimento e na evolução dos componentes e áreas do desempenho ocupacional. Assim, entende-se que esse recurso é um instrumento importante para ser usado como coadjuvante no tratamento ocupacional, a fim de se obterem resultados positivos na reabilitação de hemiplégicos acometidos por AVC.

Biografía del autor/a

Emilyn Borba da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação de Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Reabilitação Físico-motora com ênfase nas desordens do movimento humano pela Universidade Federal de Santa Maria (em andamento). Formações complementares e experiência principalmente nos seguintes temas: Terapia da mão, queimados, neurologia adulto e infantil, neurociência, tecnologia assistiva, acessibilidade, órteses e bandagem funcional.

Daniela Tonús

Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário Metodista (2004). Especialista em Saúde Coletiva (2008) pelo Centro Universitário Franciscano, Mestrado em Reabilitação e Inclusão (2010) pelo Centro Universitário Metodista e aperfeiçoamento Profissional no Método Neuroevolutivo Bobath (2008). Atualmente é docente do Departamente de Fisioterapia e Reabilitação no Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Reabilitação Física e Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas:reabilitação, saúde coletiva e neurologia.

Publicado

2014-11-12

Cómo citar

da Silva, E. B., & Tonús, D. (2014). Bandagem funcional - possível recurso coadjuvante para a reabilitação de pacientes hemiplégicos/Functional bandage - a possible supporting resource for the rehabilitation of hemiplegic patients. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 22(3), 543–550. https://doi.org/10.4322/cto.2014.076

Número

Sección

Artículo original