O MODELO LÚDICO: UMA NOVA VISÃO DO BRINCAR PARA A TERAPIA OCUPACIONAL
Resumo
O estudo tem como objetivo discutir o Modelo Lúdico e o brincar das crianças
com deficiência física a partir de levantamento bibliográfico. O Modelo Lúdico
tem como principal característica o brincar, que surge dos elementos, atitude,
ação e interesse da criança. Este é visto como uma atividade própria da criança,
sendo considerada uma área de desempenho ocupacional. A profissão da Terapia
Ocupacional atua nas áreas de desempenho ocupacional, propostas em sua
fundamentação, buscando uma maior independência possível da criança nessas
áreas, de acordo com suas dificuldades. A Terapia Ocupacional pode intervir no
tratamento de crianças com deficiência física através da utilização do brincar
para a aquisição de habilidades diversas. O Modelo Lúdico traz uma nova visão
desse brincar, vendo-o como fim, objetivo da intervenção. Independente de que
forma a criança realize essa atividade, esse modelo se preocupa em fazer com
que a criança brinque, e desempenhe o seu papel de brincador. A partir disso
então podemos perceber a importância e validade dessa pesquisa para os
terapeutas ocupacionais que atuam com as crianças com deficiência física.
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