Sistematização de uma experiência de aprendizado digital: contribuições e desafios no treinamento de terapeutas ocupacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO288337443

Palavras-chave:

Materiais de Ensino, Tutoria, Aprendizagem por Associação de Pares, Ensino a Distância

Resumo

Introdução: Há anos que as instituições de ensino superior incluem ferramentas multimédia e recursos tecnológicos nos seus programas de formação, uma vez que a aprendizagem digital facilita o acesso ao processo educativo e se adapta às condições de vida dos alunos e professores. Nesse sentido, o uso de vídeos tem sido uma estratégia de apoio amplamente utilizada, porém suas implicações nos processos de ensinoaprendizagem ainda são motivo de estudo, principalmente quando são construídas por pares e utilizadas durante tutoriais virtuais. Objetivo: Analisar as contribuições e os desafios para a aprendizagem dos alunos quando são utilizados vídeos protagonizados por pares durante tutoriais virtuais síncronos, com base na opinião dos protagonistas da experiência. Metodologia: Utiliza-se uma abordagem mista de sistematização da prática qualitativa-quantitativa. A informação foi produzida através de dois grupos focais com 13 professores e através de um questionário online respondido por 84 alunos. Os dados qualitativos foram submetidos a uma análise de conteúdo categorial e os dados quantitativos a uma análise estatística descritiva. Resultados:Vídeos estrelados por pares melhoram a aquisição de conhecimentos e habilidades, facilitam a discussão em grupo e a aprendizagem ativa. São valorizados como uma estratégia dinâmica que organiza o processo tutorial, é próxima e oferece maior confiança aos alunos no seu processo de formação. Conclusões: Não há contribuição substantiva para o desenvolvimento do raciocínio profissional. Recomenda-se seu uso de forma planejada incluindo temas que sejam significativos para alunos e professores.

Publicado

2024-09-17

Como Citar

Valderrama Núñez, C. M. (2024). Sistematização de uma experiência de aprendizado digital: contribuições e desafios no treinamento de terapeutas ocupacionais. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 32, e3744. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO288337443

Edição

Seção

Artigo Original