Desenvolvimento de competências relacionais nos cursos públicos de terapia ocupacional no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO398338671%20

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Educação Baseada em Competências, Competência Profissional, Relações Profissional-Paciente

Resumo

Introdução: As competências relacionais têm papel central nos processos formativos orientados pelas proposições internacionais para formação e atuação de terapeutas ocupacionais. Objetivos: A pesquisa apresentada pretendeu analisar o alinhamento dos currículos dos cursos públicos de terapia ocupacional brasileiros com a pedagogia das competências, compreender o desenvolvimento das competências relacionais e comparar os conteúdos curriculares brasileiros com proposições internacionais em relação a tais aspectos. Método: Realizaram-se o estudo documental dos 20 projetos pedagógicos dos cursos públicos de terapia ocupacional e a aplicação de um questionário semiestruturado com 62 docentes. Resultados: Quinze projetos demonstram adesão à pedagogia das competências ou incorporação de seus conceitos. As competências relacionais compõem o perfil profissional também de 15 projetos, mas quatro deles apresentam um eixo condutor referente à centralidade do seu desenvolvimento. A maioria dos docentes considera que o curso em que atuam é orientado por essa pedagogia e que os egressos desenvolvem as competências relacionais esperadas, principalmente através das atividades práticas. A despeito da adesão à pedagogia das competências, os projetos apresentam fragilidades, como a não explicitação de filiação pedagógica e a imprecisão conceitual. Verificou-se um processo inicial de alinhamento dos currículos com os pontos centrais preconizados internacionalmente para o desenvolvimento de relações. Conclusão: Os documentos internacionais e currículos nacionais precisam avançar na composição das competências relacionais, para que consigam contemplar a singularidade do terapeuta ocupacional na compreensão do engajamento em ocupações como ferramenta de transformação social e na promoção de inclusão e participação social a partir das relações estabelecidas com os clientes e equipes.

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Bregalda, M. M., & Mângia, E. F. (2025). Desenvolvimento de competências relacionais nos cursos públicos de terapia ocupacional no Brasil. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 33, e3867. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO398338671

Edição

Seção

Artigo Original