Liderança e inovação na construção de conhecimento na terapia ocupacional brasileira: um estudo biográfico-documental da trajetória profissional de Jô Benetton
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO399338791Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, História, Liderança, BrasilResumo
Introdução: Nos últimos dez anos, ampliou-se o número de publicações que buscam dar visibilidade à trajetória de personagens relevantes para a construção da profissão terapia ocupacional no Brasil. Jô Benetton, com uma carreira de mais de 50 anos, foi uma das personagens que se dedicou à formação especializada de terapeutas ocupacionais. Ela é autora de mais de 50 artigos, livros e capítulos de livros, e sua obra vem ganhando destaque nas produções acadêmicas e de pesquisa. Objetivo: Este artigo busca descrever a trajetória dessa personagem enquanto terapeuta ocupacional, professora e pesquisadora. Método: Por meio de uma pesquisa documental, currículos, materiais biográficos presentes em suas obras e de narrativas provenientes de outras pesquisas foram organizados temporalmente a partir de seis eixos de análise: prática clínico-profissional, ensino, investigação, pesquisa formal, autoria e atividades internacionais. Resultados: Foram identificados seis períodos histórico-temporais: 1). De 1971 a 1975 – a escolha por estudar e investigar terapia ocupacional; 2). De 1975 a 1983 – a ditadura militar, A Casa e o início do mestrado; 3). De 1983 a 1996 – Escola Paulista de Medicina, mestrado, doutorado e a experiência na África, 4). De 1994 a 2000 – Universidade de São Paulo e pós-doutorado; 5). De 2001 a 2012 – a consolidação do Método Terapia Ocupacional Dinâmica (MTOD); 6). De 2015 à atualidade – o reconhecimento no campo da pesquisa acadêmica. Conclusão: Além de visibilizar o próprio protagonismo da autora em relação à profissão, este estudo argumenta que a memória social de Jô Benetton pode contribuir para reflexões mais amplas sobre a constituição do campo no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Authors

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.