Agência de terapeutas ocupacionais que exercem a função docente em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO402439263%20Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Agência, Identificação Social, Ensino Superior, DocentesResumo
Aborda-se a formação de terapeutas ocupacionais que lecionam no contexto universitário, especificamente a construção e o desenvolvimento da identidade profissional. Destaca-se a heterogeneidade dos papéis docentes, influenciada por dimensões disciplinares, organizacionais e outras que configuram condições materiais e simbólicas, onde a identidade se apresenta como uma construção cultural profundamente enraizada e em constante remodelação, influenciada pela atividade em que os professores participam. Nessa linha, é de extrema importância considerar experiências subjetivas de aprendizagem para compreender as mudanças no posicionamento identitário e como isso afeta os professores, independentemente de sua experiência, especialidade e contexto de trabalho. Como metodologia, utiliza-se uma análise temática de uma investigação anterior onde foram encontradas quatro modalidades de agência nas narrativas de seis terapeutas ocupacionais que exercem a docência universitária no Chile, que são: deliberada, forçada, facilitada e concedida. Destaca-se a estreita relação entre identidade e agência no trabalho docente, identificando diversas modalidades de agência e sua ligação com os processos identitários dos terapeutas ocupacionais. Contudo, sugere-se a necessidade de pesquisas empíricas específicas para aprofundar essa relação e abordar como a comunidade estudantil percebe essas dinâmicas. Ressaltase também a importância de compreender a diversidade de hábitos na aquisição e participação de papéis, mesmo no mesmo contexto de execução.
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