A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARADIGMA DA INCLUSÃO: A EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PAUTA

Authors

  • HELIANA C. ALVES s
  • GABRIELA G. DE C TEBET

Abstract

Enfoca-se a formação dos professores em educação infantil frente à conjuntura

da política nacional de educação, considerando as atuais questões da educação

especial no contexto político. Pretende-se verificar o que os principais documentos

oficiais direcionados à Educação Infantil versam sobre educação inclusiva,

estabelecendo interfaces entre a educação inclusiva e a educação infantil, a partir

do viés das políticas educacionais e da política de formação docente. Realizouse

análise documental de algumas publicações do Ministério da Educação

direcionados à Educação Infantil e revisão bibliográfica. Foram coletadas algumas

informações através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos

em relação ao nível de formação inicial, e em relação às iniciativas da gestão

anterior quanto à formação continuada destes profissionais. Avaliou-se a grade

curricular de dois cursos de pedagogia - UFSCar e UNICEP, com a intenção de

verificar a forma como a educação inclusiva tem sido tratada na formação inicial.

Em relação aos documentos pertinentes às políticas de Educação Infantil

questiona-se até que ponto a educação inclusiva está contemplada no sentido

de assegurar o profissional quanto às possibilidades e caminhos para o trabalho

com a criança de 0 a 6 anos que possua necessidades educacionais especiais.

Avalia-se a necessidade de uma maior definição e valorização do profissional de

educação infantil nas políticas de formação docente além de iniciativas que não

conduzam à baixa qualidade do profissional, para que, de fato, se efetive uma

prática inclusiva que assegure um atendimento digno às crianças com

necessidades educacionais especiais.

Published

2010-03-22

How to Cite

ALVES, H. C., & TEBET, G. G. D. C. (2010). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARADIGMA DA INCLUSÃO: A EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PAUTA. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 17(1). Retrieved from https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/114

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Original Article