A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARADIGMA DA INCLUSÃO: A EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PAUTA
Abstract
Enfoca-se a formação dos professores em educação infantil frente à conjuntura
da política nacional de educação, considerando as atuais questões da educação
especial no contexto político. Pretende-se verificar o que os principais documentos
oficiais direcionados à Educação Infantil versam sobre educação inclusiva,
estabelecendo interfaces entre a educação inclusiva e a educação infantil, a partir
do viés das políticas educacionais e da política de formação docente. Realizouse
análise documental de algumas publicações do Ministério da Educação
direcionados à Educação Infantil e revisão bibliográfica. Foram coletadas algumas
informações através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Carlos
em relação ao nível de formação inicial, e em relação às iniciativas da gestão
anterior quanto à formação continuada destes profissionais. Avaliou-se a grade
curricular de dois cursos de pedagogia - UFSCar e UNICEP, com a intenção de
verificar a forma como a educação inclusiva tem sido tratada na formação inicial.
Em relação aos documentos pertinentes às políticas de Educação Infantil
questiona-se até que ponto a educação inclusiva está contemplada no sentido
de assegurar o profissional quanto às possibilidades e caminhos para o trabalho
com a criança de 0 a 6 anos que possua necessidades educacionais especiais.
Avalia-se a necessidade de uma maior definição e valorização do profissional de
educação infantil nas políticas de formação docente além de iniciativas que não
conduzam à baixa qualidade do profissional, para que, de fato, se efetive uma
prática inclusiva que assegure um atendimento digno às crianças com
necessidades educacionais especiais.
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