O JOGO DO FAZ-DE-CONTA, A ESTÓRIA E A PALAVRA ESCRITA - LAGUMAS DE SUAS INTERRELAÇÕES

Autores/as

  • Therezinha Vieira

Resumen

O jogo de faz-de-conta e a estória vem sendo apontados pleos estudiosos do comportamento infantil como relevantes à aprendizagem da leitura-escrita, quer porque parecem existir semelhanças entre o simbolismo do jogo e o da escrita, quer pelas características em comum que o relato de estórias parece manter com o relato escrito. Além disso, as pesquisas têm mostrado vários tipos de interrelações entre o jogo  e a estória. Assim é que existem indicações de que estas duas atividades se desenvolvem de forma entrecruzada - o jogo de faz-de-conta como que apóia o desenvolvimento da capacidade de relatar estórias em suas fases iniciais; existem ainda indicações de efeitos facilitadores da dramatização sobre a compreensão e recordação de estórias. Nosso objetivo aqui é sistematizar a contribuição destes estudos na medida em que orientam para a discussão de questões teóricas que interessam à compreensão do desenvolvimento infantil e considerando ainda o auxílio que, em princípio, podem dar à prática de profissionais que çidam com crianças da faixa pré-escolar.

Publicado

2008-10-15

Cómo citar

Vieira, T. (2008). O JOGO DO FAZ-DE-CONTA, A ESTÓRIA E A PALAVRA ESCRITA - LAGUMAS DE SUAS INTERRELAÇÕES. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 3(2). Recuperado a partir de https://cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/48

Número

Sección

Artículo original