Conformidade com a Ciência Aberta
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional segue os critérios da chamada Ciência Aberta e adotará paulatinamente seus princípios e suas práticas.
Entende-se por Ciência Aberta a nova forma de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, preconizando a transparência dos processos e a disponibilização dos componentes que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Essa abertura compreende e promove mudanças significativas no trabalho de editoração do periódico, contribuindo para acelerar a publicação das pesquisas por meio da publicação contínua e da utilização de repositórios preprints, de modo a facilitar a avaliação dos artigos, a replicabilidade das pesquisas e a reutilização dos dados coletados.
A adoção e o aperfeiçoamento das práticas de comunicação científica em conformidade com a Ciência Aberta supõem: acesso aberto; preprints como início do fluxo de produção dos artigos; gestão transparente dos dados da pesquisa; disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos; transparência e abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos; disseminação pública das pesquisas e interoperabilidade com o fluxo global de informação e conhecimento científicos.
Preprints são manuscritos prontos para submissão a um periódico, os quais são depositados em um servidor webde acesso aberto previamente, pelo autor, ou em paralelo à submissão ao periódico, pelo autor ou periódico. O uso do preprint como opção do autor, supõe que, quando da submissão do artigo ao periódico, deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints, bem como seu nome e seu URL. Essa pré-publicação, além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgue pertinentes.
Os artigos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.
No momento da submissão, o autor responsável deve preencher e anexar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.