Política sobre Conflito de Interesses
É obrigatório que os autores declarem a existência ou não de conflitos de interesse, pois a confiabilidade no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, avaliadores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos.
Para melhor decidir sobre um manuscrito, é preciso saber sobre qualquer interesse competitivo que os autores possam ter. O objetivo não é eliminar esses interesses; eles são quase que inevitáveis. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses.
Não havendo conflitos de interesse, basta transcrever e acrescentar tanto no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflitos de interesses para realização do presente estudo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial dos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional.
Desta forma espera-se:
Autores: Quando submetem um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Devem reconhecer todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.
Avaliadores: Devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.
Editores: Devem declarar os potenciais conflitos de interesse na avaliação dos manuscritos, bem como atuar para impedir que conflitos de interesse envolvendo autores e avaliadores possam comprometer os padrões éticos na publicação.