Adaptação transcultural, validade de face e validade semântica de conteúdo do Questionário de Volição (versão 4.1, 2007) para o português do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO28093651Palavras-chave:
Estudos de Validação, Motivação, Terapia Ocupacional, VoliçãoResumo
Introdução: O Modelo de Ocupação Humana (MOHO) define volição como a motivação de uma pessoa para se envolver em uma ocupação. Abrange sua escolha, experiência, compreensão e antecipação dessa ocupação, influenciada por causas pessoais, valores e interesses relativos ao meio ambiente. O Questionário de Volição (VQ) é amplamente utilizado para medir o componente volitivo da ocupação e para avaliar como o ambiente facilita ou inibe a motivação de um indivíduo. Antes da tradução do VQ para o português brasileiro, não existiam instrumentos padronizados dessa natureza no Brasil. Objetivos: O objetivo deste estudo é delinear o processo envolvido na adaptação transcultural do VQ para o português brasileiro, incluindo avaliações de validade de face e validade de conteúdo semântico. Método: A tradução e adaptação transcultural foram realizadas de acordo com protocolos estabelecidos, envolvendo tradução, retrotradução, revisão por comitê de especialistas e avaliações de validade de face e validade de conteúdo semântico. O comitê de especialistas foi composto por 20 participantes: 12 terapeutas ocupacionais, dois estudantes do último ano da graduação em terapia ocupacional e seis psicólogos. Resultados: Este estudo apresenta os resultados iniciais da adaptação transcultural, validade de face e validade de conteúdo semântico do VQ. Conclusão: Os resultados preliminares sugerem que a versão brasileira do VQ demonstra validade aparente e consistência semântica. A fase subsequente envolverá o pré-teste e a avaliação das propriedades psicométricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional/Brazilian Journal of Occupational Therapy é publicado conforme o modelo de Acesso Aberto e optante dos termos da licença Creative Commons Attribution (CC-BY), disponível em http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.